Dias 1 e 2 Outubro de 2011 - Vivência Xamanica

Um resgate da nossa essência energetica, mande um e-mail para jornadaxamanica@gmail.com solicitando mais informações e venha conhecer mais um pedacinho do céu..........................................................................................................................................................................................

Pesquisar no blog

domingo, 18 de março de 2012

PRÓXIMA VIVÊNCIA XAMÃNICA 28 E 29 ABRIL


Convidamos você para participar de nossa Vivência Xamãnica na Terra Sagrada,  aonde viveremos dois dias de integração com a natureza , resgataremos nossa essência para  renasceremos como guerreiros da luz .

24 HORAS DE TERAPIAS NATURAIS PARA O SEU REEQUILIBRIO.
Venha participar conosco, e resgatar o sentido da vida junto a natureza.

Faça seu cadastro no blog www.terrasagradaom.blogspot.com  ou por e-mail, jornadaxamanica@gmail.com e garanta seu lugar.

quarta-feira, 7 de março de 2012

CULTURA MAORI

Muito tempo depois da criação do mundo, o semi-deus Maui pôs sua canoa no mar para pescar com seus cinco irmãos. Em segredo, atirou na água um anzol mágico: o maxilar de sua avó feiticeira. Usando como isca o sangue de seu próprio nariz, fisgou um imenso peixe que repousava no fundo do oceano. Quando Maui puxou-o para a superfície, o animal se transformou na Ilha Norte da Nova Zelândia - em maori, Te Ika a Maui (o peixe de Maui). E a Ilha Sul ficou conhecida como Te Waka o Maui (a canoa de Maui).

A Arte Maori é o ponto forte, na Nova Zelândia, e bons escultores eram no passado reverenciados como deuses nas aldeias. Diversos ornamentos em madeira, osso, pedra e palha, as vezes são combinados com o azul brilhante da Paua shell, uma concha que depois de polida, mostra cores vivas e espetaculares. Os Maoris também têm o hábito de usar pendentes, cada qual com simbolismo diferente. Os pendentes são feitos de osso ou Greenstone (quartzo verde) e em joalherias encontra-se peças mais caras esculpidas em Jade. Dentre os mais usados podemos destacar o em forma de" 8" chamado Pikorua, que na cultura Maori traz amizades e crescimento. O Hei Matau, que é em formato de "anzol", representa uma jornada segura sobre a terra ou água. O Peko em forma de "espiral", traz crescimento e reinício. O Hei Tiki é um amuleto com forma humana distorcida que representa a terra, o vento e o fogo, e o Koropepe Manaia, em formato de "espiral com 2 olhos", representando uma espécie de guardião de nova vida. Esculturas em madeira são a especialidade Maori, e encontra-se milhares de tipos e tamanhos diferentes em lojas de souvenir.


Artesanatos com pele e lã de ovelha também são facilmente encontrados. Pinturas Maoris são em geral com motivos decorativos abstratos e outras tem influência de artistas de origem européia.

A Cultura Maori conhece-se como Maoritanga e o seu estilo de vida e concepção de mundo, constituem uma parte mutante e crescente da vida de Aotearoa (Nova Zelândia). Aliás, os maoris têm adotado como próprios muitos aspectos da cultura ocidental, e um número crescente de neo-zelandeses partilha na atualidade as riquezas do patrimônio maori.

O "marae" a casa de reunião e o terreiro circundante constitui o núcleo da vida comunitária maori. O marae completo funciona conforme princípios democráticos que tem evoluido à partir dos restritos códigos de comportamento que regiam cada aspecto da vida tradicional.

Hoje em dia, a maioria dos maoris vive longe do seu marae. Muitos vivem e trabalham na cidade e devem fazer um esforço especial para manter os laços sociais e culturais com seu patrimônio Maori.

Entre o mais caraterístico dos trabalhos de Maoritanga destacam as talhas em madeira de pinho kauri, de profundo significado espiritual. Mas se deseja uma boa lembrança é aconselhado os tecidos maoris e, claro, suas elaboradas tatuagens.

Uma das tradições mais arraigadas neste país é a música, que os melanésios acompanham de danças e cerimônias sagradas com cânticos e sons musicais produzidos com ajuda de um tambor de couro em forma de relógio de areia. Este primitivo instrumento era utilizado pelos primeiros povoadores destas ilhas para transmitir-se mensagens através da selva.